Menu fechado

Como a Consultoria de Imagem pode entrar na sua vida. E fazer toda diferença!

Toda área de conhecimento quando começa a se estruturar como profissão passa por um período de desinformação de parte da sociedade. A Consultoria de Imagem é uma área relativamente nova e por isso ainda suscita muitas dúvidas sobre sua essência, seu objetivo, seus processos, seu público, etc. Mas, afinal, como funciona o trabalho de um consultor de imagem? Vamos esclarecer alguns pontos.

Uma das dúvidas mais recorrentes sobre nosso trabalho é: “você trabalha com moda?”. Na verdade, a moda é apenas uma das ferramentas de trabalho. Não exatamente o que está “na moda”, não só o que é “tendência”. A consultoria identifica na moda quais elementos farão comunicarmos a imagem desejada. Paradoxalmente, muitas vezes isso significa justamente não usar as últimas tendências. 

Sua imagem comunica como você se apresenta ao mundo, é uma forma de comunicação não verbal, é uma maneira das pessoas saberem quem você é, ou o que você faz, antes mesmo de realmente te conhecer. Por isso a importância da aparência e do que se veste, estando ou não na moda.

Outra confusão, na verdade duas, são: “isso é coisa pra gente rica” e “você só trabalha com celebridade?”. Não, lidamos com pessoas do cotidiano, com pessoas reais, e a Consultoria de Imagem pode (e deve) ser usada por qualquer indivíduo, de qualquer situação socioeconômica, gênero, idade, orientação sexual, raça, com deficiência ou não, etc, desde que ela tenha essa necessidade.

Essa necessidade pode ser alguma transformação, uma adaptação a algo novo, novo trabalho, nova forma de encarar a vida, mudança de estilo devido à faixa etária, separação, casamento, ou simplesmente um desejo de mudar e/ou expressar melhor quem a pessoa é interiormente, equilibrar o exterior e o interior. 

A ideia é sempre construir uma imagem que esteja em sintonia com o estilo de vida, crenças e valores de quem está sendo atendido. Então, não, não atendemos só pessoas ricas ou celebridades, atendemos pessoas do mundo real e que queiram nossos serviços.

*”Vou ter que renovar todo o guarda-roupa?” é outra questão. Bom, antes de tudo temos que ter sensibilidade para o entendimento da necessidade do/da cliente, definindo juntos as reais necessidades, com afeto, sendo um bom ouvinte, passando confiança e segurança em todo o serviço oferecido e criando um vínculo pessoal, mas sem invadir a privacidade.

Chega, então, a hora de abrir as portas do armário e começar a identificar as peças de roupa que tem a ver com o estilo do/da cliente, hora de identificar as roupas que valorizam seu corpo, são versáteis e adequadas para as principais ocasiões. Uma boa tática é fazer algumas perguntas: Quais roupas e acessórios gosta? Quais roupas e acessórios não gosta? O que tem a ver com você e o que te representa? Qual é o seu estilo predominante? Quais são os seus estilos secundários?.

A ideia nunca é jogar tudo fora, mas ajudar a ter um guarda-roupa mais funcional com apenas peças que você ama. Peças que valorizam o corpovalorizam esse “novo” estilo encontrado e que sejam versáteis para usar em várias ocasiões.

O guarda-roupa também pode passar pelo que se chama revitalização, quando procura-se ver o que precisa ser reformado, o que está bom para uso, o que não tem mais nada a ver e o que está faltando. A ideia é dar vida para tudo que está parado e ocupando espaço à toa, dando novos significados a tudo, em que a ordem é sustentabilidade.

Etapas da Consultoria de Imagem

Agora, de forma abrangente, veja como a Consultoria alcança o objetivo do trabalho na prática:

Planejamento do guarda-roupa

Já falamos sobre isso, mas vamos complementar. É essa a hora de abrir as portas do armário e começar a identificar as peças de roupa que tem a ver com o estilo do/da cliente. Identificar também quais roupas valorizam o corpo, são versáteis e adequadas para as principais ocasiões. Nosso trabalho é indicar quais peças devem ser eliminadas e quais peças-chave estão faltando no guarda-roupa.

Experiência de Compras

Nesta etapa, vamos em busca de peças que faltam no guarda-roupa de acordo com os objetivos e a verba disponível. Sugerimos várias opções ideais e o/a cliente escolhe o que gostar mais.

Lookbook

Entregamos um lookbook com sugestões de looks completos, onde são combinadas peças que o/a cliente já tem no armário e novas peças de acordo com o seu estilocorpo, principais necessidades e ocasiões. Seu dia a dia se torna bem mais prático. O principal objetivo da Consultoria de Imagem é fazer com que o/a cliente aprenda com o processo e comece a praticar sozinha.

Na Consultoria de Imagem o/a cliente também vai receber dicas práticas que facilitam o dia a dia sobre:

  • Como combinar cores;
  • Como montar uma look explorando um mix de estampas;
  • Como ter um guarda-roupa versátil;
  • Como identificar peças coringa ou peças essenciais para o seu armário;
  • Como montar um vestuário corporativo adequado para o nível de formalidade da sua empresa e seu cargo;
  • Como usar os acessórios a seu favor;
  • O número ideal de acessórios em um mesmo look;
  • Os truques de styling que você sempre quis saber.

Paralelo a tudo isso, coloco sempre o fator humano em lugar de destaque, para despertar o melhor nas pessoas. Meu trabalho envolve muito mais do que só criar uma imagem pessoal para alguém: procuro observar o verdadeiro eu das pessoas, revelando suas melhores qualidades, para só aí, então, usar o conhecimento técnico para realizar o serviço.

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *